AO LADO DO DS 3 CROSSBACK, FERNANDO COSTA TORNA O DS WORLD PARIS NA SUA RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

   

    

   

   

Para a programação de Outono, o DS WORLD PARIS tem a honra de apresentar as obras do escultor-soldador francês Fernando Costa ao lado do DS 3 CROSSBACK, o novo modelo DS votado como "o melhor carro da série" *.

Em exibição até ao dia 1 de Dezembro de 2018, na rue François 1er, 33, em Paris.

Fernando Costa, um compositor do metal

Directamente da Feira Internacional de Arte Contemporânea, Fernando Costa continua a sua turnê em Paris, com a exposição de quinze trabalhos no DS WORLD PARIS.
Como escultor-soldador, Fernando Costa cria obras de arte com recurso a peças de metal de objectos recuperados. O artista francês autodidacta, inspirado pelo trabalho do escultor César, há mais de 20 anos que traça o seu próprio caminho através da criação de peças únicas. Vanguardista, ousado, humanista, posiciona-se na encruzilhada de diferentes tendências artísticas. Destaca-se pelas suas esculturas de metal criadas como puzzles poéticos e cativantes, abruptos e coloridos, figurativos ou abstractos.

 

A transformação de sinais de trânsito marca os primórdios da carreira do artista. A transfiguração e ressurreição destes objectos de metal descartados, passam pelo corte, moagem, montagem ou soldadura para criar uma obra de arte, uma peça única, num golpe de coração ... para lhes dar uma nova vida enaltecida na Europa ou noutro lugar qualquer.

Duas obras assinadas por Fernando Costa para comemorar o nascimento do DS 3 CROSSBACK

Thierry Métroz, director de design da DS Automobiles, conheceu Fernando Costa há uns meses atrás. Do encontro entre os dois criativos e passionais indivíduos naturalmente despertou, ideias e desejos comuns. Foi assim imaginada a criação de uma obra (haverá duas) para celebrar o nascimento da DS 3 CROSSBACK.

 

Para a concretização da obra, o artista concordou em deixar o seu atelier em Périgueux para ficar mais perto das chapas de aço usadas para fazer a DS 3 CROSSBACK. Em Junho passado, Fernando Costa fez as malas e mudou-se para a oficina de prensagem da unidade de produção de Poissy (região de Paris - França). Uma imersão neste famoso espaço industrial permitiu, não só encontrar a matéria-prima bruta para os novos trabalhos, como descobrir um mundo rico em experiência e conhecimento. Curioso e empático, Fernando Costa multiplicou as reuniões, feliz por discutir e trocar conhecimento com trabalhadores e técnicos. Alguns deles acabaram por se empenhar particularmente na realização da obra, ajustando meticulosamente os pontos de solda como que se tratassem de pontos de costura num vestido personalizado.

 

No final destes dias, o artista deixou Paris orgulhosa e feliz com o trabalho realizado, que de duas obras feitas a partir de partes protótipo do DS 3 CROSSBACK. Tamanho grande (200x150mm e 120kg cada), estas duas peças distinguem-se umas das outras pela sua cor, uma vestida toda em aço bruto e a outra na cor azul Millennium que, como todos os DS 3 CROSSBACK, transitado pela oficina de pintura.


Pela primeira vez, esses trabalhos serão exibidos na DS WORLD PARIS a partir de 26 de Outubro de 2018.


Uma exposição fotográfica também permitirá que os visitantes descubram o artista no trabalho, bem como as diferentes etapas do processo de criação das duas obras dedicadas ao DS 3 CROSSBACK.