FÓRMULA E DS AUTOMOBILES UNE FORÇAS COM A PENSKE AUTOSPORT
Depois de estabelecer uma série de recordes com a segunda geração do DS E-TENSE FE, a DS Automobiles junta-se à PENSKE AUTOSPORT nas próximas quatro temporadas do Campeonato Mundial ABB FIA Formula E.
A equipa DS PENSKE Formula E anuncia para a temporada 2022-23 um duo de pilotos vencedores do título. Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne, sendo Vergne o único bicampeão na história deste desporto.
Determinada na transição energética, a DS Automobiles foi um dos primeiros fabricantes a comprometer-se na Fórmula E com a DS Performance na redução do seu impacto ambiental no processo de obtenção da Acreditação Ambiental 3-Star.
DS PERFORMANCE
A DS Automobiles criou o seu departamento de competição, DS Performance, com a ambição clara de adquirir a experiência necessária para acelerar a sua eletrificação e aumentar a sua notoriedade.
Continuando esta abordagem, o novo monolugar DS E-TENSE FE23 desenvolvido pela DS Performance trará a experiência da pista para a nova geração de carros elétricos. Envolvida com a PENSKE AUTOSPORT, a DS Automobiles pretende renovar os dois títulos duplos (Pilotos e Equipas) ganhos em 2019 e 2020.
DS PENSKE NOVA EQUIPA
DS E-TENSE FE23 GEN3 A terceira geração
O carro 100% elétrico de terceira geração, com uma pintura preta e dourada instantaneamente reconhecível, incorpora perfeitamente o espírito da DS Automobiles e é uma prova do mais recente salto tecnológico.
O FE23 apresenta uma série de mudanças significativas em comparação com o seu antecessor. Os carros Gen3 são os mais rápidos de sempre no Campeonato Mundial de Fórmula E, com velocidades máximas de 280 km/h, além de serem 60 kg mais leves que os carros Gen2. O mais importante, no entanto, é a eficiência – mais de 40% da energia usada na corrida é proveniente da regeneração durante a travagem.
O DS E-TENSE FE23 também é mais potente, produzindo 350 kW em comparação com 250 kW dos carros Gen2, e está equipado com tração nas quatro rodas.
Um novo sistema de transmissão dianteiro adiciona 250 kW extra à traseira, duplicando a capacidade de regeneração para um total de 600 kW. Finalmente, graças ao novo sistema de transmissão dianteiro, o Gen3 é o primeiro carro de Fórmula E sem travões traseiros hidráulicos.
Performance e eficiência
Motor desenvolvido pela DS Performance
- Potência máxima: 350 kW (476 CH)
- Velocidade máxima: 280 km/h (otimizado para circuitos de rua)
- Travões: O novo sistema de transmissão dianteiro adiciona 250 kW aos 350 kW gerados na traseira. Sistema de travagem elétrica (brake-by-wire) nas quatro rodas.
- Recuperação de energia durante a travagem: 600 kW
- 40% da energia usada durante uma corrida provém da regeneração durante a travagem
Sustentabilidade
De acordo com o fornecedor, as baterias Gen3 são das baterias mais avançadas e duradouras já feitas. São construídas com mineirais de fontes ambientalmente responsáveis, enquanto que as células de bateria serão reutilizadas e recicladas no final do seu ciclo de vida.
Linho e fibra de carbono reciclada serão utilizados pela primeira vez na construção da carroçaria do carro. A fibra de carbono será reciclada dos carros Gen2 a fim de reduzir a quantidade total de nova fibra de carbono criada.
A pegada de carbono do Gen3 foi medida desde a fase de projeto para documentar todas as medidas de redução tomadas e reduzir o seu impacto ambiental. Todas as emissões inevitáveis serão compensadas como parte do compromisso zero carbono da Fórmula E.
Na vanguarda da tecnologia
Desenvolvido pela DS Performance, o departamento de corrida da DS Automobiles, o DS E-TENSE FE 23 será a arma escolhida pela equipa DS PENSKE e os seus pilotos: Stoffel Vandoorne, o atual campeão mundial de Fórmula E e Jean-Eric Vergne, o único piloto na história da Fórmula E a conquistar o título em mais de uma ocasião.
Fortalecida pela nova associação com a PENSKE AUTOSPORT, a DS Automobiles continua empenhada em somar mais vitórias e títulos, assim como novos recordes, num campeonato 100% elétrico que continua a ser um vetor de aceleração do seu trabalho de investigação e desenvolvimento.
A 9ª Temporada da Fórmula E promete ser uma das corridas mais competitivas desde que a campanha de inauguração começou em 2014, graças ao novo carro inovador Gen3, onze equipas na grelha e regulamentos desportivos renovados.
As distâncias da corrida são agora determinadas pelo número de voltas em vez do tempo, enquanto as equipas podem carregar rapidamente o seu Modo de Ataque durante os pit-stops.
O CAMPEONATO Temporada 9

A 9ª Temporada do Campeonato Mundial de Fórmula E ABB FIA teve início a 14 de janeiro de 2023 na Cidade do México.
Este ano, a série 100% elétrica viaja para 11 cidades na América, Ásia, África e Europa com quatro novos circuitos: Hyderabad, Cidade do Cabo, São Paulo e Portland.
REGRAS As regras básicas do Campeonato do Mundo de Fórmula E ABB FIA
De acordo com os regulamentos, as corridas são agora realizadas ao longo de voltas em vez de um período definido para permitir às equipas planear melhor a sua estratégia de corrida. Para manter a coerência com a mudança para voltas, as interrupções de corrida feitas pelo Safety Car e pelo Full Course Yellow serão agora compensadas com voltas extra, substituindo a característica de tempo de corrida extra.



Formato de qualificação
Os 22 condutores estão divididos em dois grupos. Os quatro mais rápidos de cada grupo irão então enfrentar-se numa ronda de knock-out.
Mais velozes que nunca
A potência fornecida pela Gen 3 é de 350kW na qualificação e de 300kW na corrida.
Mais competição
As interrupções na corrida feitas pelo Safety Car e pelo Full Course Yellow são agora compensadas com voltas extra à pista.
Classificações DS Automobiles, uma história de sucesso
DS Automobiles: o fabricante com mais sucesso na Fórmula E
Temporada | Equipas | Corridas | Vitórias | Pódios | Poles Positions | Superpoles | Voltas mais rápidas | Fanboost |
2020-2021 | DS TECHEETAH | 15 | 2 | 5 | 3 | 9 | 2 | |
2019-2020 | DS TECHEETAH | 11 | 4 | 9 | 5 | 8 | 2 | 5 |
2018-2019 | DS TECHEETAH | 13 | 3 | 7 | 3 | 8 | 5 | 0 |
2017-2018 | DS Virgin Racing | 12 | 2 | 6 | 0 | 9 | 1 | 0 |
2016-2017 | DS Virgin Racing | 12 | 2 | 6 | 2 | 13 | 2 | 1 |
2015-2016 | DS Virgin Racing | 10 | 1 | 4 | 4 | 6 | 0 | 7 |
Total | 73 | 14 | 37 | 17 | 53 | 12 | 13 |