SALTAR

FÓRMULA E

DS AUTOMOBILES UNE FORÇAS COM A PENSKE AUTOSPORT

Depois de estabelecer uma série de recordes com a segunda geração do DS E-TENSE FE, a DS Automobiles junta-se à PENSKE AUTOSPORT nas próximas quatro temporadas do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E.

 

A equipa DS PENSKE Fórmula E anuncia para a temporada 2022-23 um duo de pilotos vencedores do título. Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne, sendo Vergne o único bicampeão na história deste desporto.

 

Determinado na transição energética, a DS Automobiles foi um dos primeiros fabricantes a comprometer-se na Fórmula E com a DS Performance na redução do seu impacto ambiental no processo de obtenção da Acreditação Ambiental de 3 Estrelas.

DS PERFORMANCE

A DS Automobiles criou o seu departamento de competição, DS Performance, com a clara ambição de adquirir a experiência necessária para acelerar a sua eletrificação e aumentar a sua notoriedade.

Dando continuidade a essa abordagem, o novo monolugar DS E-TENSE FE23 desenvolvido pela DS Performance trará a experiência da pista para carros elétricos de nova geração. Envolvida com a PENSKE AUTOSPORT, a DS Automobiles ambiciona reconquistar os dois títulos duplos (Pilotos e Equipas) conquistados em 2019 e 2020.

DS E-TENSE FE23 GEN3

O carro 100% elétrico de terceira geração, com uma pintura preta e dourada instantaneamente reconhecível, incorpora perfeitamente o espírito da DS Automobiles e é uma prova do mais recente salto tecnológico.

O FE23 apresenta uma série de mudanças significativas em comparação com o seu antecessor. Os carros Gen3 são os mais rápidos de sempre no Campeonato Mundial de Fórmula E, com velocidades máximas de 280 km/h, além de serem 60 kg mais leves que os carros Gen2.

O mais importante, no entanto, é a eficiência – mais de 40% da energia usada na corrida é proveniente da regeneração durante a travagem.

A terceira geração

O DS E-TENSE FE23 também é mais potente, produzindo 350 kW em comparação com 250 kW dos carros Gen2, e está equipado com tração nas quatro rodas.

Um novo trem de forças dianteiro adiciona 250 kW extra à traseira, duplicando a capacidade de regeneração para um total de 600 kW. Finalmente, graças ao novo trem de forças dianteiro, o Gen3 é o primeiro carro de Fórmula E sem travões traseiros hidráulicos.

Performance e eficiência

Trem de forças desenvolvido pela DS Performance

  • Potência máxima: 350 kW (476 CH)
  • Velocidade máxima: 280 km/h (otimizado para circuitos de rua)
  • Travões: O novo sistema de transmissão dianteiro adiciona 250 kW aos 350 kW gerados na traseira. Sistema de travagem elétrica (brake-by-wire) nas quatro rodas.
  • Recuperação de energia durante a travagem: 600 kW
  • 40 % da energia usada durante uma corrida provém da regeneração durante a travagem
 
Sustentabilidade
De acordo com o fornecedor, as baterias Gen3 são das baterias mais avançadas e duradouras já feitas. São construídas com mineirais de fontes ambientalmente responsáveis, enquanto que as células de bateria serão reutilizadas e recicladas no final do seu ciclo de vida.

Linho e fibra de carbono reciclada serão utilizados pela primeira vez na construção ​​da carroçaria do carro. A fibra de carbono será reciclada dos carros Gen2 a fim de reduzir a quantidade total de nova fibra de carbono criada.

A pegada de carbono do Gen3 foi medida desde a fase de projeto para documentar todas as medidas de redução tomadas e reduzir o seu impacto ambiental. Todas as emissões inevitáveis ​​serão compensadas como parte do compromisso zero carbono da Fórmula E. 
Na vanguarda da tecnologia
Desenvolvido pela DS Performance, o departamento de corrida da DS Automobiles, o DS E-TENSE FE 23 será a arma escolhida pela equipa DS PENSKE e os seus pilotos: Stoffel Vandoorne, o atual campeão mundial de Fórmula E e Jean-Eric Vergne, o único piloto na história da Fórmula E a conquistar o título em mais de uma ocasião.

Fortalecida pela nova associação com a PENSKE AUTOSPORT, a DS Automobiles continua empenhada em somar mais vitórias e títulos, assim como novos recordes, num campeonato 100% elétrico que continua a ser um vetor de aceleração do seu trabalho de investigação e desenvolvimento.

A 9ª Temporada da Fórmula E promete ser uma das corridas mais competitivas desde que a campanha de inauguração começou em 2014, graças ao novo carro inovador Gen3, onze equipas na grelha e regulamentos desportivos renovados.

As distâncias da corrida são agora determinadas pelo número de voltas em vez do tempo, enquanto as equipas podem carregar rapidamente o seu Modo de Ataque durante os pit-stops. 

Da competição vem a inovação automóvel

Movidos pela audácia e pelo desejo de construir o carro de amanhã, é com ambição que a DS Automobiles se inspira nas tecnologias de competição dos seus modelos excecionais.

Ter sucesso com excelência na transferência de competências entre a Fórmula E e os carros de produção; é este o espírito de vanguarda.

OS PILOTOS

DS PENSKE

A DS Automobiles inicia um novo capítulo da sua história na Fórmula E ao unir-se a um dos maiores nomes do automobilismo: a PENSKE AUTOSPORT. O campeão mundial Stoffel Vandoorne junta-se à equipa e vai correr ao lado do único bicampeão mundial da história da FE, Jean-Eric Vergne.

“JEV” mantém-se na equipa francesa pela quinta temporada consecutiva, tendo somado várias vitórias e pódios desde que se juntou à equipa.

 

Com a PENSKE AUTOSPORT, Stoffel Vandoorne e Jean-Eric Vergne, a DS Automobiles pretende conquistar mais títulos mundiais, continuando a garantir a transferência da tecnologia para as suas mais recentes criações, que serão exclusivamente elétricas a partir de 2024.

LES PILOTES
DS PENSKE

DS Automobiles a ouvert un tout nouveau chapitre de son engagement en Formule E en s’associant à l’un des noms les plus prestigieux du sport automobile : PENSKE AUTOSPORT.

À partir de la saison 9, l’équipe DS PENSKE Formula E Team aligne le duo de pilotes le plus prestigieux du championnat avec le Belge Stoffel Vandoorne, champion du monde en titre, et le pilote tricolore Jean-Eric Vergne, unique double champion de la discipline.

Avec PENSKE AUTOSPORT, Stoffel Vandoorne et Jean-Eric Vergne, DS Automobiles a pour objectif de conquérir de nouveaux titres et de continuer d’assurer un transfert de technologie vers ses nouvelles créations qui seront exclusivement électriques dès 2024.

Jean-Éric Vergne responde às suas perguntas

O que é a condução ecológica?

 

Na Fórmula E, qual é a proporção de energia utilizada durante uma prova que provem da recuperação de energia?
No DS 3 E-TENSE, quantos quilómetros extra podemos percorrer ao adotar uma condução ecológica?
Qual é a potência de recuperação da energia em travagem do DS E-TENSE FE23?
Quais são as dicas para otimizar o consumo de combustível em pista e em estrada?
Quantos quilómetros já percorreu ao volante de um carro de Fórmula E e da DS Automobiles?
Qual o impacto de ser piloto na condução em estrada no dia-a-dia?
Em que é que a tecnologia E-TENSE nos veículos de corrida DS tem um impacto real veículos de produção DS E-TENSE?

CAMPEONATO ABB FIA FÓRMULA E

Um olhar sobre a 9ª temporada

Depois de três pódios e de muitas lições aprendidas durante algumas corridas difíceis, a DS Automobiles está em terceiro lugar entre sete fabricantes na classificação dos grupos motopropulsores. Com um duplo título em jogo para 2019 e 2020, o fabricante premium do Grupo Stellantis está ansioso por regressar ao mais alto nível de competição na temporada 10!

REGRAS & REGULAMENTOS

As regras básicas do Campeonato do Mundo ABB FIA Fórmula E

Segundo as regras, uma corrida tem a duração de 45 minutos + 1 volta. O piloto que vencer a corrida marca 25 pontos no campeonato, o segundo 18, o terceiro 15 etc…, o 10º marca o último ponto. O princípio é o mesmo para o campeonato "Equipas", sendo atribuídos 3 pontos de bónus para a pole position e um para a volta mais rápida da corrida.
Formato de qualificação
Os 22 pilotos serão divididos em dois grupos. Os quatro mais rápidos de cada grupo enfrentam-se num duelo eliminatório. 
Mais rápidos que nunca
A potência disponível na corrida será agora de 220kW (vs 200kW) e chegará a 250kW no modo de ataque (vs 230kW). 
Mais competição
Cada vez que o Safety Car sai,é adicionado um tempo extra ao tempo de corrida (até um máximo de 10 minutos). 

Classificações

DS Automobiles: uma história de sucesso

TEMPORADA
EQUIPAS
CORRIDAS
VITÓRIAS
PODIUMS
POLE POSITIONS
2023-2024
DS PENSKE
3
0
1
1
2022-2023
DS PENSKE
16
1
3
1
2021-2022
DS TECHEETAH
16
1
7
4
2020-2021
DS TECHEETAH
15
2
5
3
2019-2020
DS TECHEETAH
11
4
9
5
2018-2019
DS TECHEETAH
13
3
7
3
2017-2018
DS Virgin Racing
12
2
6
0
2016-2017
DS Virgin Racing
12
2
6
2
2015-2016
DS Virgin Racing
10
1
4
4
TOTAL
108
16
48
23
TEMPORADA
EQUIPAS
CORRIDAS
VITÓRIAS  
PODIUMS
POLES POSITIONS
SUPER POLES

VOLTAS MAIS RÁPIDAS

 

FANBOOST
2022-2023
DS PENSKE
16
1
3
1
-
-
-
2021-2022
DS TECHEETAH
16
1
6
4
-
-
-
2020-2021
DS TECHEETAH
15
2
5
3
9
2
-
2019-2020
DS TECHEETAH
11
4
9
5
8
2
5
2018-2019
DS TECHEETAH
13
3
7
3
8
5
0
2017-2018
DS Virgin Racing
12
2
6
0
9
1
0
2016-2017
DS Virgin Racing
12
2
6
2
13
2
1
2015-2016
DS Virgin Racing
10
1
4
4
6
0
7
TOTAL
105
16
47
22
53
12
13

VÁ MAIS LONGE

Tecnologia E-TENSE

Descubra a eletrificação da DS Automobiles.

Tecnologias de conforto

Para tornar cada uma das suas viagens uma verdadeira viagem.