Para expressar, para além das convenções, a sua arte requintada e criatividade de vanguarda, a DS Automobiles deu carta branca a Mathias Kiss para reinterpretar o espírito do Novo DS 3 E-TENSE, um modelo 100% eléctrico, através da exposição de uma série de obras, intitulada "MASTERPIECES".
Para este artista emblemático da cena parisiense contemporânea, que desafia os códigos do património clássico ao mesmo tempo que domina o know-how histórico (técnicas manuais de folha de ouro, falso-mármore), o Novo DS 3 E-TENSE é transformado em "matéria-prima", sendo os componentes-chave da sua identidade habilmente manipulados para se tornarem esculturas monumentais ou instalações imersivas.
Para transcrever fielmente a visão do Novo DS 3 E-TENSE, que consiste em fazer das viagens uma verdadeira "arte francesa de viver", Mathias Kiss imagina um diálogo entre o mundo do automóvel e a sua própria cultura de interiores, baseado numa desconstrução dos códigos históricos de habitação e ornamentação, que ele traduz em obras contemporâneas in-situ.
Inspirando-se nos tons elegantes do seu tema, na delicadeza dos seus motivos, no carácter escultural das suas formas e na sua impressionante tecnologia, Mathias Kiss cria uma viagem, tanto interior como exterior, composta por esculturas e decorações de um novo tipo, e cuja experiência imersiva, tanto visual como sonora, transforma a nossa conceção global da arte de viver.
Ao exibir o motor do Novo DS 3 E-TENSE numa versão "despojada" no centro do pátio do Hôtel de Coulanges, Mathias Kiss está a restaurar o prestígio de um componente do carro que é geralmente excluído do nosso campo de visão, apesar de encarnar o seu "coração".
Através da sua criação, o artista oferece-nos uma interpretação ainda mais sagrada desta "obra-prima". Além de ecoar energia 100% eléctrica, o ornamento em folha de ouro refletor dá-lhe o aspeto de uma escultura antiga. Esta referência à noção de património clássico é amplificada pelo efeito monumental de elevar o trabalho sobre um pedestal, ele próprio coberto em folha de prata. As formas arquitetónicas puras e desconstruídas aplicadas a este suporte, fiéis ao vocabulário do autor, expressam uma visão ultra-contemporânea do Novo DS 3.
No primeiro andar do Hôtel, Mathias Kiss permite-nos experimentar a atmosfera de "casulo" do Novo DS 3, comparando o seu interior a um "salão interior" com um estilo elusivo entre o património clássico e a visão do futuro. Os bancos dianteiros do Novo DS 3 mantêm a sua função de assento, mas a sua forma escultural e qualidade de artesanato (correia de relógio, ponto de pérola) são propícios à imaginação. Moldadas em gesso e cobertas inteiramente com um padrão marmoreado desenhado pelo próprio artista, estas peças são simbolicamente transformadas em esculturas de mármore.
Os 12 altifalantes do sistema hi-fi do carro estão espalhados pelo espaço, embutidos em caixas decorativas incrustadas nas paredes como quadros. Esta configuração de "sala de som" de última geração não poderia ter sido alcançada sem a intervenção de uma referência da cena musical experimental. O compositor Jonathan Fitoussi foi convidado a produzir uma criação sonora personalizada inspirada neste "casulo" automóvel. A "sinfonia emocional" que este turbilhão visual e sonoro nos envia é finalmente amplificada pelo efeito de duplicação do espaço com um teto espelhado.a