DS, 70 anos de história

Design arrojado e tecnologias de vanguarda

Paris, 23 de janeiro de 2025
Quer se trate de uma obra de arte, de uma estrela de cinema ou de um veículo presidencial, o legado do DS está agora enraizado no ADN intemporal da Marca, que a inspira a criar automóveis que encarnam a arte francesa de viajar. Uma verdadeira revolução na indústria automóvel, impulsionada pelo seu design arrojado e tecnologias de vanguarda, rapidamente se estabeleceu como um símbolo global da elegância e perícia francesas e uma lenda através do seu carisma que vai muito além da esfera dos automóveis.

O modelo icónico representa muito mais do que um carro 

PAIS DA DS

Lançado em 1938 por Pierre Boulanger, chefe da Citroën, e prosseguido por Pierre Bercot, seu sucessor a partir de 1950, o projeto VGD (VGD para “Véhicule à Grande Diffusion” ou veículo de produção em série) só se concretiza 17 anos mais tarde com o lançamento do DS 19 em outubro de 1955. Três homens em particular estão envolvidos na sua conceção e desenvolvimento. O primeiro, André Lefèbvre, engenheiro aeronáutico de formação, é um fervoroso defensor da tração dianteira, bem como da aerodinâmica, da leveza e da centralização das massas. O segundo, o engenheiro autodidata Paul Magès, cria o sistema hidráulico. Inventa a famosa suspensão hidropneumática, bem como os sistemas de direção, embraiagem e travagem hidráulicos do DS. Por fim, o talentoso estilista, escultor e pintor Flaminio Bertoni, com a sua equipa de designers, dá ao DS as suas linhas revolucionárias e elegantes.

SALÃO AUTOMÓVEL DE 1955: O DS FAZ A SUA ESTREIA EM PARIS

Na quinta-feira, 6 de outubro de 1955, o DS faz a sua estreia no Salão Automóvel de Paris. Sob o imponente teto abobadado do Grand Palais, a revelação deste automóvel, até então secreto, suscita simultaneamente espanto e admiração. As suas linhas vanguardistas e elegantes estabelecem instantaneamente uma nova referência. Os visitantes e os jornalistas ficam literalmente fascinados. Os concorrentes só podem aplaudir a genialidade do recém-chegado. Diz a lenda que 12 000 DS 19 foram vendidos até ao final do dia e que, quando o salão fechou as suas portas, 10 dias mais tarde, tinham sido feitas cerca de 80 000 encomendas!

ANOS 50: A DS ARRANCA!

A produção de DS começa em 7 de outubro de 1955 na fábrica do Quai de Javel em Paris (França), no dia seguinte à sua estreia no Salão Automóvel de Paris. O caráter inovador dos primeiros modelos que aparecem na estrada faz com que se reúnam frequentemente multidões. As soluções técnicas e estéticas pioneiras do automóvel suscitam uma curiosidade sem fim, uma vez que, para além de ser uma verdadeira escultura automóvel, o DS é também um foco de tecnologia avançada. Por exemplo, a sua notável suspensão hidropneumática proporciona um nível de aderência e conforto sem precedentes. Outra nova característica de segurança, o seu sistema de travagem assistida hidraulicamente extremamente potente com travões de disco dianteiros, proporciona distâncias de travagem tão curtas que confunde verdadeiramente alguns condutores experientes quando experimentam o DS pela primeira vez.

 

Várias versões do DS 19 são lançadas durante a década de 1950. A primeira é a ID 19 introduzida em outubro de 1956, seguida das versões carrinha, familiar e comercial que surgem em 1958, ao mesmo tempo que a DS 19 Prestige. O DS 19  também inova em 1958 ao oferecer uma escolha de tintas para a carroçaria que vai de quatro cores a oito, o que é inédito! As primeiras atualizações de estilo surgem no ano seguinte, em 1959, com a forma da carroçaria a ser aperfeiçoada através do alongamento dos guarda-lamas traseiros e da adição de grandes saídas de ar "tipo cinzeiro" nos guarda-lamas dianteiros.

 

Desde o início, o DS 19 beneficia de uma carreira muito internacional. É montado no Reino Unido e na Bélgica a partir de 1956, e na África do Sul a partir de 1959. Símbolo da elegância e da vanguarda francesas, o automóvel é exportado para toda a Europa Ocidental, para quase todos os países da Commonwealth, incluindo o Canadá e a Austrália, e para os Estados Unidos, onde rapidamente conquista uma grande número de fãs.


DS sem rodas na exposição de 1961
Luzes direcionais DS
Fábrica do Citroën Javel

UM MILHÃO DE DS CONSTRUÍDOS

O milionésimo DS, um novíssimo DS 21 Pallas Eletronic Injection, é produzido na fábrica de Javel a 7 de outubro de 1969. Na cor Sable Metálico, incluindo o tejadilho, vai então ao Salão Automóvel de Paris, aberto desde 2 de outubro e onde o seu lugar estava reservado. AÍ, é sorteado perante um oficial de justiça e ganho por Gilles Delègue, 22 anos, estudante de engenharia do segundo ano da Ecole Centrale.
2014: LANÇAMENTO DA MARCA DS AUTOMOBILES

Fundada em Paris a 1 de junho de 2014, a DS Automobiles torna-se uma marca de pleno direito. O seu objetivo é aprofundar os valores de inovação e de diferença herdados do DS de 1955, a fim de encarnar a arte francesa de viajar. Em 2025, a DS Automobiles propõe uma gama global e diversificada com os modelos DS 3, DS 4, DS 7 e N°8.

 

Concebidas para clientes que procuram algo diferente, que querem viajar pelo mundo e desfrutar de cada momento, as criações DS destacam-se pelo seu design carismático, requinte interior, tecnologia sofisticada e conforto de primeira classe. Associadas a um conjunto de serviços personalizados, oferecem uma experiência de marca única antes, durante e depois de cada viagem.

 

Com inúmeros recordes desde a sua entrada na Fórmula E em 2015, incluindo dois títulos duplos de Equipas e de Pilotos, a DS Automobiles está na vanguarda da eletrificação e vende cada um dos seus modelos numa versão electrificada. A Marca propõe igualmente transmissões 100% eléctricas, bem como híbridos e híbridos plug-in com até 360 cv e tração às quatro rodas. Em 2025, a DS Automobiles acelera a sua transição para o modo totalmente elétrico com a chegada do N°8, um novo modelo que oferece até 750 km de autonomia.

 

Presente em 40 países, a marca DS dispõe de uma rede de distribuição exclusiva que inclui cerca de 450 DS STORES em todo o mundo.


2025, DS Nº8: UM CONVITE À VIAGEM ELÉTRICA

Inspirado no conceito DS AERO SPORT LOUNGE, o DS N°8 beneficia de uma qualidade irrepreensível, de uma autonomia alargada e de um conforto total que o tornam o mais sereno dos automóveis eléctricos. O DS N°8 encarna mais do que nunca a serenidade dinâmica através de um novo tipo de SUV Coupé. O DS N°8, o primeiro modelo 100% elétrico da DS Automobiles, tem uma autonomia combinada de 750 km (ciclo WLTP) e mais de 500 km em autoestrada, graças a um excelente Cx de 0,24. Com uma potência de até 350 cv, disponível em duas ou quatro rodas motrizes, o DS N°8 redefine os padrões de conforto e encarna uma nova Arte Francesa das Viagens Eléctricas.