Campeonato Fórmula E DS Automobiles

O Campeonato

Formula E com monolugares 100% eléctricos

APRESENTAÇÃO

O Campeonato ABBA FIA Fórmula E é a primeira competição do mundo a ter monolugares 100% eléctricos a competir nas maiores cidades do mundo. Foi fundado por Jean Todt em 2014 com o objectivo de promover a mobilidade sustentável.

Na temporada de 2018-2019, a DS Automobiles foi o único fabricante de automóveis Francês reconhecido oficialmente pela FIA. Esta quinta temporada veio impor novos desafios ao Campeonato de Fórmula E: de dois carros por prova, os pilotos passaram a poder usar apenas um único monolugar por cada E-Prix e para percorrer a mesma distância.

FÓRMULA E FIA: DIAS DE PROVA E REGULAMENTAÇÕES

Um dia de E-Prix tem por norma o seguinte formato:

 

08 h 00 Treino livre 1 (45 minutes)
10 h 30 Treino livre 2 (30 minutes)
12 h 00 Qualificações
12 h 45 Super Pole
16 h 04 Início da prova E-Prix
17 h 05 Cerimónia de premiação

Os pilotos têm apenas um monolugar para a totalidade da prova que mantém os 45 minutos mas aos quais se acrescenta um volta adicional a realizar depois do tempo limite ter expirado. Para ser tida em conta para o campeonato, cada E-Prix deve ter uma distância mínima percorrida de 60km/37 milhas.

O piloto que acumular um total de 25 pontos no campeonato, é considerado vencedor, o segundo deverá ter 18, o terceiro 15, etc. Até à 10ª posição onde termina a contagem. O princípio é semelhante ao utilizado no Campeonato de Equipas, 3 pontos bónus são dados por posição no pódio e um ponto extra é dado ao piloto com a volta mais rápida em pista.